sexta-feira, 16 de março de 2012

Leitura do dia: Mat 4

"Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio." (Mat 4, 1)

Depois do seu batismo e do Espírito Santo ter decido sobre Jesus, Ele vai ao deserto para ser tentado pelo inimigo.

Podemos hoje ver esse deserto como um momento e/ou lugar de solidão, aridez espiritual que acaba nos desanimando, onde passaremos por grandes penúrias e tudo mais de ruim que podemos imaginar, como de fato, para Jesus não foi dos melhores, pois lá foi tentado três vezes pelo diabo, só que SAIU VITORIOSO e está aí a lição que Jesus nos ensina.

Todos nós passamos, ou passaremos por momentos de solidão, existirão dias que podemos até pensar que Deus está muito distante, porém isso só será em nosso pensamento, pois isso não acontece.

Serão essas horas de "medo", desânimo, cansaço, que o inimigo usa para nos fazer cair e quebrar nossa relação de amizade com Deus, logo são para essas horas que devemos estar fortes e preparados para vencer a tentação como Jesus venceu!

Notemos que foi o Espírito que conduziu Jesus ao deserto e lá O ajudou a vencer as investidas do inimigo, mas não foi só Ele que ajudou Jesus. A cada investida do diabo, Jesus rebatia com a Palavra, pois a conhecia muito bem e esse foi outro instrumento muito poderoso para a vitória de Jesus.

Logo, vejo que para vencer as tentações precisamos de duas coisas essenciais: estarmos CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO e CONHECERMOS A PALAVRA DE DEUS!

Isso quer dizer que devemos resistir as tentativas do diabo, logo não diga que foi o inimigo que o fez pecar, ele lhe TENTOU se você caiu: a culpa é sua.

Foi da mesma forma que a serpente enganou Adão e Eva: dizendo que eles poderiam ser como Deus, Adão e Eva, por vontade própria, comeram do fruto proibido! Houve a tentação, mas não foi a serpente que colocou na boca de Eva o fruto, e aliás, nem poderia, pois serpente não tem mãos!

Vamos refletir nessa quaresma como estamos no "uso" dessas "ferramentas": Espírito e Palavra, para vencer as tentações.

Para finalizar, deixo um conselho:

"Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como leão que ruge, buscando a quem devorar. RESISTI-LHE FORTES NA FÉ." (1Pedro 5, 8)

PAZ E FOGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário