quinta-feira, 12 de abril de 2012

Leitura do dia: Mat 23

"Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem contudo deixar o restante." (Mat 23, 23)

Jesus ensina-nos algo muito bom na mensagem de hoje. Muitos se apegam as "obrigações" religiosas de suas crenças (tomemos o pagamento do dízimo que Jesus fala, por exemplo), mas se apegam tanto a elas que esquecem o que realmente importa, que Jesus faz questão de citar: justiça, misericórida e fidelidade.

Jesus sempre esteve do lado dos que sofriam injustiças, preconceitos e lutou por eles. Jesus os amava e não queria vê-los na situação que estavam vivendo. Note que Jesus, sempre que pôde, os curava. E muitas vezes curava a alma e não só o físico, assim os "reintegrava" a sociedade (tomemos os leprosos que tinham que ir ao templo para o sacerdote ver que eles estavam realmente curados e só após isto podiam voltar ao meio social). Que possamos agir como Jesus para aqueles que precisam de nossa ajuda e sofrem.

Ser misericordioso é sentir a dor junto com o outro. Deus é misericordioso CONOSCO, pois sente as nossas dores junto com a gente. Podemos até dizer que Jesus é a MISERICÓRDIA em pessoa! Precisamos aprender a ser assim com nossos irmãos, precisamos ser como o Bom Samaritano. As pessoas que se apegam rigidamente às suas práticas religiosas, perdem de vista o verdadeiro sentido que a religião deve nos dar: desenvolvermos uma relação de amor com os outros. E todos sabemos que só há amor quando estamos dispostos a, além de sorrir, chorar também com o nosso próximo.

Adão e Eva não permaceram fiéis a Deus e guiados pelo orgulho pecaram, daí todos nós sabemos o que aconteceu... Quantos são os relacionamentos que se acabam por falta de fidelidade? São as amizades, os amorosos, os familiares, os de trabalho e o pior: o relacionamento com Deus também pode acabar sendo desgastado pela nossa falta de fidelidade, pois fiel Ele sempre será!

Sendo fiéis (não apenas por nos apegarmos demais a práticas religiosas) a Ele, isso nos deve levar a sermos fiéis em nossos relacionamentos "humanos" também, senão estaremos apenas mantendo máscaras! É trabalhoso ser fiel ao que o Senhor nos pede (eis os 10 mandamentos, por exemplo), mas se lutarmos sempre conseguiremos.

Que possamos ser justos, fiéis e misericordiosos com os outros, "sem contudo deixar o restante."

PAZ E FOGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário