domingo, 2 de junho de 2013

Leitura do dia: 1 Sam 20

"Furioso, deixou a mesa sem comer naquele segundo dia da lua. As injúrias que seu pai tinha proferido contra Davi tinham-no afligido profundamente." (1 Sam 20, 34)

Ainda refletindo sobre a amizade de Davi e Jônatas, na mensagem de hoje temos algo muito bonito a aprender com a atitude de Jônatas que o versículo escolhido aborda.

Diante das mentiras, injúrias sobre algum amigo que realmente consideramos, mesmo que isso nos deixe furiosos, elas não são motivos para "descontarmos" a fúria em ninguém!

Jônatas percebeu que defender Davi de nada adiantaria, pois seu pai já tinha uma opinião formada (e não era das melhores, e ainda por cima falsa) a respeito dele, por isso que ele se afligiu: "mexeu com meu amigo, mexeu comigo", afinal de contas podemos perceber como era verdadeira a amizade entre eles pelos capítulos anteriores.

Veja que mesmo diante da injustiça que o pai estava cometendo com seu amigo, Jônatas não brigou com o pai, mas retirou-se da mesa. Isto deve ensinar-nos que discutir e brigar com nossos pais não resolve nada. É melhor sair do que gerar confusão. E foi isto que Jônatas fez!

A única coisa que restou a ele foi avisar a Davi. Zelar pela segurança do amigo que tanto amava. Eis um grande segredo de uma verdadeira amizade: AMAR!

Jônatas amou Davi e vice-versa. Depois de avisá-lo se separaram, porém isto não significava que a amizade tinha acabado.

Uma verdadeira amizade não pode acabar apenas por causa de distância, a propósito: “A amizade que pode acabar nunca foi verdadeira.” (São Jerônimo).

Enfim, podemos aprender com Jônatas hoje duas grandes lições para viver bem uma VERDADEIRA AMIZADE: ter AUTOCONTROLE e AMAR!

PAZ E FOGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário