quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Leitura do dia: Eclesiástico 24; 25

"Quão belo é para a velhice o saber julgar, e para os anciãos o saber aconselhar! Quão bela é a sabedoria nas pessoas de idade avançada, e a inteligência com a prudência nas pessoas honradas!" (Eclo 25, 6s)

Algo que o Papa Francisco muito falou sobre a importância da cultura do reencontro, ou seja, do encontro das novas e antigas gerações onde uma pode contribuir com a outra, tem uma das formas que as antigas gerações pode contribuir com a nova na mensagem de hoje: no saber aconselhar a nova geração devido a EXPERIÊNCIA DE VIDA que possuem acumulada e que serve para todos os outros.

É uma pena que muitos dos anciões (ãs) que temos em nosso meio são mais de viver uma vida de reclamação, de frieza espiritual na qual pouquíssimas vezes param para realmente ajudar os mais novos com aquilo que a vida lhes ensinou.

Rezemos por todos aqueles que infelizmente, por diversos motivos, não conseguem, não querem, não sabem, não podem, ajudar as novas gerações e tornar este reencontro possível e satisfatório, mas, por exemplo, vivem fazendo a oração do demônio, isto é, a reclamação.

Rezemos também por aqueles que aprenderam a transmitir suas experiências para as novas gerações: que seus conselhos sejam luz para a vida de muitos.

Por fim rezemos para que as novas gerações se disponham a ouví-los e seguir seus conselhos, a fim de que quando chegarem na velhice também tenham o que comunicar aos mais jovens.

PAZ E FOGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário