segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Leitura do dia: Gál 3; 4

"É maravilhoso receber demonstrações de boa amizade, mas que seja em todas as circunstâncias, e não somente quando estou convosco." (Gál 4, 18)

Numa argumentação lógica, São Paulo nos mostra que somos filhos da promessa, que se consolidou em Jesus partindo de Abrãao e "pela fé, que recebemos o Espírito prometido". Isso tudo perfaz o capítulo três.

No capítulo 4, São Paulo trás a revelação que somos filhos e não escravos, pois nosso Espírito clama pelo Pai (Gál 4, 6). No fim com uma alegoria linda, ele reforça essa certeza: SOMOS FILHOS DA PROMESSA!

A mensagem escolhida, se você prestou bem atenção, se explica por si mesma. Ela não é novidade, mas é um desafio para cada um de nós. Demonstrar amizade em todos os momentos é um grande desafio, pois pode até ser fácil conseguirmos demonstrá-la a quem com orgulho chamamos de AMIGO, porém será que compreendemos os nossos amigos nas "demonstrações" deles?

Digo isso por experiência própria. Muitas vezes espero escutar de meus amigos alguma coisa a mais de consideração, mas eles não falam, contudo devo compreender que isso não deve me chatear, afinal de contas, como Shakespeare (se não me engano) diz:

"... só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém, não o ame com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso."

Sempre achei lindo esse pensamento e, venhamos e convenhamos, ele é a mais pura verdade.

Aliás, na mensagem São Paulo diz "em todas as circunstâncias", isso inclui a que não estamos perto de nossos amigos e mesmo assim eles nos defendem (os que defendem).

Gosto muito de amizade. AMO MEUS AMIGOS. Não tenho medo de admitir isso.

A escolha da mensagem foi por esse motivo: é uma mensagem que todos "sabem", mas está em um Livro que muitos desconhecem.

Que tal hoje, você demonstrar a seus amigos que os ama? Aqueles que a tanto tempo você não os vê, lembra? Reforce os laços, essa é a hora!

"Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
"

Trecho da música A Lista, de Oswaldo Montenegro

Devo admitir que: Filho da Promessa, que é a mensagem central do discurso de São Paulo, também é muito forte. Ela me lembra muito a música que tem o mesmo nome, pois a promessa não é qualquer uma:

"Assim a bênção de Abrãao se estende aos gentios, em Cristo Jesus, e pela fé recebemos o Espírito prometido." (Gál 3, 14)

Despeço-me hoje com um vídeo, e adivinha só qual é a música dele?
  

PAZ E FOGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário